Mauá, 21 de agosto de 2019

Você está em > Aciam > Notícias > Número de novas empresas sobe 16,1% no 1º semestre de 2019, segundo Boa Vista
Número de novas empresas sobe 16,1% no 1º semestre de 2019, segundo Boa Vista

31 de julho de 2019 – O número de novas empresas cresceu 16,1% no 1º semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista, com abrangência nacional. Já comparando com o trimestre passado, o indicador recuou 1,5%. No acumulado em quatro trimestres houve avanço de 16,8%.

Forma jurídica
Na classificação por forma jurídica, a variação interanual mostrou crescimento tanto nas aberturas para MEIs (21,4%) quanto nos demais tipos de empresas (0,6%).

Já em termos de composição, as MEIs representaram 79% dos casos no 1º semestre. No ano anterior a participação dessas empresas era um pouco menor, de 75,7%.

Setores
Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento mostrou que o setor de Serviços atingiu 61,5% de representatividade no semestre, estando maior que os 57,6% observados no mesmo período 2018.

O Comércio se manteve estável na participação, permanecendo em 29,8%. Já a indústria recuou para 7,8% (-0,1 pontos percentuais - p.p.).

Regiões
Ainda na comparação com o 1º semestre de 2018, todas as regiões registraram aumento das aberturas em 2019. As Regiões Norte (18,6%) e Sudeste (17,0%) foram as que registraram maior crescimento, como pode ser visto no gráfico 4.

Metodologia
O Indicador Trimestral de Abertura de Empresas da Boa Vista é feito por meio de um levantamento realizado a partir das novas empresas registradas na Receita Federal, considerando todo o território nacional.

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

www.boavistascpc.com.br