Mauá, 17 de setembro de 2019
Boa Tarde

Você está em > Aciam > Notícias > Boa Vista: recuperação de crédito sobe 1,6% em julho, mas ainda acumula queda no ano

No acumulado em 12 meses, o indicador acumula queda de 3,1%

19 de agosto de 2019 – O indicador de recuperação de crédito da Boa Vista – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do SCPC – registrou alta de 1,6% em julho contra junho, já descontados os efeitos sazonais. Na comparação com julho de 2018, houve diminuição de 0,9%, de forma que, no ano, o indicador acumula queda de 6,1%.

Em termos regionais, o acumulado do ano apresenta alta apenas na região Norte (0,5%). Em sentido oposto, na região Sul foi registrada a maior redução (-13,7%), seguida do Sudeste (-5,6%), Centro-Oeste (-4,7%) e Nordeste (-3,3%). Na comparação mensal, contudo, todas as regiões apresentaram alta no período.

Se, por um lado, o indicador de inadimplência vem apresentando queda em 12 meses, sugerindo que boa parte dos consumidores ainda estão conseguindo manter em dia o pagamento de novas dívidas, por outro lado, o indicador de recuperação também segue em queda nesta base de comparação (-3,1% em julho), sinalizando dificuldade dos consumidores com dívidas em atraso de reequilibrarem a sua situação financeira e saírem do cadastro de inadimplentes. Entre os principais fatores por trás desta dificuldade, é possível apontar os elevados níveis de desocupação e subutilização da mão de obra e o fraco crescimento da renda.

Apesar da alta do indicador em julho, ainda não há indícios sólidos de melhora na recuperação de crédito. O que pode ser observado com a continuidade da trajetória de queda no acumulado em 12 meses.

Metodologia
O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em:

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

www.boavistascpc.com.br