Mauá, 13 de novembro de 2019

Você está em > Aciam > Notícias > Dicas da Boa Vista para ensinar a criança a poupar
Dicas da Boa Vista para ensinar a criança a poupar

Quando a criança começa a entender o valor do dinheiro é preciso que os pais transmitam algumas noções de economia, visando formar adultos que saibam lidar com as finanças conscientemente

04 de outubro de 2019 – O hábito de poupar tem de ser construído na criança a partir do momento em que ela passa a entender o valor do dinheiro e cabe aos pais estimularem as reflexões sobre o valor das coisas e do trabalho. Ao fazerem exercícios com os pequenos sobre como lidar com o dinheiro, os pais ajudam na formação de futuros adultos que saberão como manter a vida financeira equilibrada.

Por isso, confira algumas dicas da Boa Vista para começar a ensinar estas lições aos filhos, aproveitando a semana do Dia das Crianças:

Abordagem divertida
Os pais ou responsáveis devem usar formas divertidas de falar com as crianças sobre dinheiro e poupança. Uma boa opção é contar fábulas infantis, como “A Cigarra e a Formiga”, para explicar o quanto é importante ter uma reserva financeira para os momentos mais difíceis.

Presentear os pequenos com um cofrinho para guardar o dinheiro é uma boa dica. Os transparentes são mais interessantes, porque permitem que a criança visualize quanto já tem de dinheiro guardado.

De onde vem o dinheiro
As crianças não têm noção de onde vem o dinheiro. Para eles, basta passar o cartão ou pedir algo por um aplicativo e tudo está resolvido. Por isso, quando a criança começa a ter ideia do valor do dinheiro, é preciso explicar que os pais recebem um salário todo mês porque trabalharam por isso.

Objetivo de poupança
Poupar para um objetivo específico é mais estimulante do que poupar simplesmente para um dia que precisar. Então, os pais podem definir junto à criança qual será o objetivo da poupança, fazendo um cálculo de quanto precisará guardar e quanto tempo levará para ter o valor que possibilitará a compra do que deseja.

Se a criança tem mais de um desejo, é válido ter um cofrinho para cada sonho a ser realizado. Os pais podem ir marcando com ela, mês a mês, quanto tempo e quanto dinheiro ela ainda precisa colocar ali para comprar o que deseja.

Contar o dinheiro periodicamente mostra aos pequenos o quanto eles estão se esforçando para economizarem.

O que fazer com a mesada
Se os pais têm condições de oferecer uma mesada ao filho, é preciso definir com a criança o valor que ela receberá por semana ou mês e o que ela fará com aquele dinheiro. Esse planejamento ajuda a criança a se tornar financeiramente responsável.

Caro e barato
Um dos conceitos a ser ensinado às crianças é sobre o preço das coisas. Elas devem entender que mesmo produto pode ter preços diferentes. Se ela pesquisar, poderá fazer uma compra gastando menos dinheiro e, com isso, além de ter o que deseja, poderá guardar o que sobrou.

Ainda, o pequeno aprenderá que comprar por impulso não irá fazer bem ao seu bolso e dará mais valor ao que comprou.

O exemplo da família
Pouco adianta passar noções de poupança e educação financeira aos filhos se os pais compram tudo o que veem pela frente. Lembre-se que as crianças seguem o exemplo dos pais, portanto é preciso mostrar à criança que os pais também fazem seu dever de cada em relação às finanças.

Cartilha de Educação Financeira para crianças
Para auxiliar os pais na missão de ensinar às crianças a importância da poupança, a Boa Vista oferece, de maneira gratuita, uma cartilha de Educação Financeira infantil em seu site www.consumidorpositivo.com.br, com a qual a criança aprende, de maneira lúdica e divertida, diversas lições de economia.

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.