-->
Fechar [X]
-->
Mauá, 19 de novembro de 2019
Boa Noite

Atendimento
11 4309.0400
Fale Conosco   Associe-se

Consultas Boa Vista SCPC
.
.
Você está em > Aciam > Notícias > Dicas para conseguir realizar seu sonho de consumo
Dicas para conseguir realizar seu sonho de consumo
Dicas para conseguir realizar seu sonho de consumo
Dicas para conseguir realizar seu sonho de consumo

Todos nós temos um sonho de consumo, seja o último celular lançado, uma TV para assistir o futebol, a casa própria ou um veículo, não é? Porém, nem sempre sabemos com identificar o momento certo de realizar esse sonho e nem o que fazer para torná-lo possível. A resposta está no planejamento para se chegar ao objetivo!
Pensando nisso, confira algumas Dicas da Boa para tirar o seu sonho do papel e transformá-lo em realidade, sem comprometer as finanças, é claro!

Qual é o seu sonho de consumo?
Antes de começar o planejamento financeiro para chegar à realização do sonho de consumo é preciso saber exatamente o que se quer.

• Sonhos de curto prazo – podem ser concretizados no prazo de até um ano, como a compra de um celular de última geração, de uma nova TV, etc.
• Sonhos de médio prazo – podem levar mais de um ano para a realização. Alguns exemplos são a compra de um veículo, uma viagem ao exterior, um intercâmbio internacional.
• Sonhos de longo prazo – aqui entram a casa própria, ter um negócio próprio, etc.

Não é preciso escolher entre os sonhos de curto, médio ou longo prazo. É possível se planejar para realizar todos, até simultaneamente, embora alguns exijam mais disciplina e planejamento que outros.

Faça um diagnóstico
Antes de começar a poupar para realizar seu sonho, faça um diagnóstico de suas entradas e saídas de dinheiro. Uma planilha de orçamento doméstico vai te ajudar neste processo de saber para onde está indo seu dinheiro.
Clicando aqui https://www.consumidorpositivo.com.br/educacao-financeira/ você baixa um modelo de planilha de orçamento doméstico da Boa Vista, de forma gratuita. Aproveita e já baixa!
Se o resultado for azul, que bom! Já pode começar a pensar no seu sonho de consumo.
Se der vermelho, antes de pensar no sonho de consumo é preciso organizar as finanças para ter uma sobra de dinheiro todos os meses.
Uma vez que você tiver os ganhos e os gastos na ponta do lápis, é possível começar a pensar o que pode ser cortado para dar uma aliviada no bolso, ter uma sobra de dinheiro todo mês e, assim, começar a planejar seu sonho de consumo.

Monitore seu bolso
Uma dica sempre indicada para quem quer controlar os gastos é anotar tudo o que paga diariamente, do cafezinho ao happy hour com os amigos na sexta, a pizza em família no fim de semana, etc.
Use seu celular (ou tenha sempre em mãos um caderninho) para anotar tudo o que gasta a cada dia. Certeza que você vai se surpreender com a soma das pequenas despesas do dia a dia e vai até começar a questionar se pode deixar algumas delas de lado.

Cuide de sua saúde financeira
Quem cuida da sua saúde financeira tem chances de realizar seus sonhos de consumo mais rápido. Olha só o tal do planejamento mais uma vez!
Mas como cuidar da saúde financeira? Um bom começo é pensar melhor a necessidade de gastar dinheiro com determinadas coisas antes de comprá-las, ou seja, evitar a compra por impulso e cumprir o orçamento doméstico de cada mês, inclusive a parte de guardar um dinheirinho para que possa realizar o sonho de consumo.
Planeje seus financiamentos e parcelamentos de compras e evite ao máximo o uso do crédito rotativo do cartão de crédito ou o cheque especial, já que os dois possuem taxas de juros muito altas.


Reduza suas despesas domésticas
Olhar o que está consumindo dentro de casa é algo bem interessante para poupar dinheiro. Se pararmos para pensar, existem muitos gastos em casa que podem ser diminuídos, como luzes e torneiras ligadas sem necessidade, por exemplo.

Analise seus gastos com:
• Energia: para reduzir a conta, desligue as luzes quando sair do cômodo, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso e tome banhos rápidos;
• Supermercado: faça uma lista somente com o que precisa antes de ir para evitar compras desnecessárias;
• Compare preços: supermercados, restaurantes, padarias, farmácias e outros estabelecimentos podem variar bastante o preço de um para o outro.
• Água: evite deixar torneiras pingando, feche a torneira enquanto escova os dentes e reutilize a água para lavar calçadas e quintais.
• Gás: evite deixar bocais do fogão acesos desnecessariamente;



Assunto: Destaques






Voltar   Imprimir   Topo   Página Inicial   Fale Conosco
 
ACIAM
Associação Comercial e Industrial de Mauá
Todos os Direitos Reservados - 2019

Central de Atendimento
(11) 4309-0400
Fale Conosco
 
Nossa Localização
Rua Guido Monteggia, nº 151
Centro - Mauá - SP
Mapa de Localização


Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br