Mauá, 08 de dezembro de 2019

Você está em > Aciam > Notícias > Boa Vista dá dicas para consumidor usar bem o 13º salário
Boa Vista dá dicas para consumidor usar bem o 13º salário

O dinheiro extra pode ser usado de diversas formas e com diferentes fins, mas é preciso que se leve em conta a realidade financeira de casa pessoa

26 de novembro de 2019 – Com a proximidade da data final de pagamento da primeira parcela do 13º salário (30 de novembro), a Boa Vista oferece dicas e possibilidades ao consumidor que tem direito ao pagamento de como utilizar esse dinheiro extra para colocar as finanças em dia ou até fazer uma poupança de emergência.

Pagar dívidas
Caso o consumidor tenha dívidas em atraso, é válido fazer um levantamento dos valores dessas dívidas e quem são os credores, por meio de uma consulta gratuita do seu CPF no site consumidorpositivo.com.br.
Se houver dívidas de cartão de crédito ou cheque especial, uma dica é priorizar o pagamento destas, uma vez que têm os juros mais altos do mercado.

Se está em dia com os pagamentos, o consumidor pode antecipar a quitação de parcelas das dívidas que possui. Isso pode lhe trazer vantagens financeiras como a redução dos juros.

Pagar despesas extras à vista
No final de ano é comum o consumidor gastar com presentes de Natal, festas, roupas e viagens. O 13º salário pode ser reservado para pagar estas despesas à vista, evitando criar novas prestações, e assim começar o próximo ano endividado.

Fazer uma poupança
O dinheiro do 13º salário pode ser o pontapé inicial para iniciar uma reserva financeira ou até mesmo ser um reforço dos investimentos que o consumidor já possui. Posteriormente, é preciso se planejar financeiramente e estipular um valor para guardar todos os meses. A reserva financeira pode ser útil em imprevistos, como perda de emprego, problemas de saúde, etc.

Ajudar nos pagamentos do próximo ano
Se o orçamento do consumidor está muito apertado, uma dica é cogitar a possibilidade de deixar este dinheiro como reserva para fechar as primeiras contas de 2020, como o material escolar dos filhos, o IPTU e o IPVA. Com o dinheiro guardado, a chance de conseguir negociar descontos é maior.

Para começar um negócio
Se o consumidor pensa em empreender e até já sabe no que gostaria de investir para ter seu próprio negócio, o 13º salário pode ser usado como o investimento inicial para começar o empreendimento. Se o valor for insuficiente, pode ser guardado para acumular o montante necessário durante 2020.

Para se presentear
Se o consumidor está com o orçamento equilibrado e já possui o hábito de poupar todos os meses, também pode se dar o direito de comprar um presente. Inclusive, este pode ser o momento ideal de realizar o sonho de consumo, mas é importante que haja planejamento.

Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico acesse: www.consumidorpositivo.com.br.

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.