Mauá, 28 de janeiro de 2020
Boa Tarde

Você está em > Aciam > Notícias > Boa Vista: Demanda por Crédito do Consumidor avançou 2,6% em novembro
Boa Vista: Demanda por Crédito do Consumidor avançou 2,6% em novembro

Segmento Financeiro novamente puxou alta do indicador no mês

17 de dezembro de 2019 – A Demanda por Crédito do Consumidor avançou 2,6% em novembro na comparação com outubro, já descontadas as influências sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Na comparação com novembro de 2018, o indicador subiu 2,7%. Já no acumulado em 12 meses, registrou alta de 3,9%. Considerando os segmentos que compõem o indicador, o Financeiro apresentou elevação de 4,7% no mês. O segmento Não Financeiro, por sua vez, avançou 1,2% na mesma base de comparação.

A trajetória do indicador acumulado em doze meses mostra certa estabilidade do ritmo de crescimento da demanda por crédito, refletindo ainda o fraco crescimento da economia e o mercado de trabalho fragilizado por elevadas taxas de desocupação e subutilização da mão de obra.

Além da necessidade de um avanço no mercado de trabalho, a melhora na avaliação sobre a recuperação da economia e a redução do endividamento e comprometimento de renda são fatores importantes para diminuir a cautela dos consumidores, afetando, com isto, o movimento da demanda por crédito.

Em novembro, contudo, o indicador registrou a quarta alta consecutiva, o que pode ser reflexo da disponibilização dos recursos do FGTS, os quais podem ser utilizados tanto para o pagamento ou renegociação de dívidas quanto para a retomada de projetos adiados de consumo. Além disto, a redução das taxas de juros também tende a favorecer a demanda por crédito.

Segue abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.

Metodologia
O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica deste indicador inicia em 2010 e está disponível em:

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.