Mauá, 28 de maio de 2017
Boa Noite

Atendimento
11 4309.0400
Fale Conosco   Associe-se

SCPCOnline
.
.
Você está em > Aciam > Notícias > 5 dicas para o empreendedor planejar sua aposentadoria
5 dicas para o empreendedor planejar sua aposentadoria
5 dicas para o empreendedor planejar sua aposentadoria
5 dicas para o empreendedor planejar sua aposentadoria
Criar um plano financeiro e analisar qual investimento se encaixa no seu perfil podem ajudar a ter um futuro mais tranquilo

Na vida de um empreendedor, planejar o futuro é um exercício que deve ser constante. Quando o assunto é aposentadoria, muitos empresários ficam em dúvida de qual caminho tomar e como criar um planejamento que te dê segurança no futuro. Quando se é funcionário, as preocupações são bem menores já que a própria empresa acaba cuidando dessa parte. Se você é dono do próprio negócio, tem que lidar sozinho.
Assim como qualquer investimento que traz resultados em longo prazo, a aposentadoria deve ser idealizada com muito planejamento e organização. Mas por onde começar? Abaixo você encontra 5 dicas que ajudarão a clarear as suas ideias para investir em um futuro estável e seguro.
1. Crie um plano financeiro pessoal
Grande parte dos empresários tem um plano financeiro muito estruturado para a sua empresa e esquecem do seu plano pessoal. Para planejar uma aposentadoria tranquila, o empreendedor precisa olhar para seu futuro. “Além de guardar um dinheiro, ele deve contratar algum plano de previdência”, explica Maurício Mezalira, consultor do Sebrae-SP.
2. Analise as opções
Independente do regime tributário, o dono de empresa precisa recolher um percentual de até 20% do seu pró-labore para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ou seja, para a previdência social. No entanto, na maioria dos casos, o profissional precisa de uma maior renda para garantir sua aposentadoria. A dica é procurar um consultor financeiro, analisar todas as opções e escolher a melhor forma de investimento para você. “Investimentos fixos e previdência privada são boas opções”, diz Rodrigo Bussab, consultor financeiro. Muitos empresários também decidem investir em patrimônios como casas, carros e apartamentos para uma renda extra no futuro.
3. Crie um hábito
Da mesma forma que que paga as contas de luz e água, o empreendedor deve investir e pagar sua aposentadoria. “Crie um hábito. É aquele dinheiro que não tem discussão. É um comprometimento que você deve ter com você mesmo todos os meses”, expõe Bussab. Para o consultor financeiro, o ideal é separar 10% do seu pró-labore para investir em previdência privada ou outro investimento de sua preferência. Isso, é claro, depende do tempo que você possui até a data de sua aposentadoria, por isso é necessário a ajuda de um profissional para fazer as contas de quanto investir por mês.
4. Aproveite os melhores meses
Não adianta planejar pagar determinada quantia todos os meses se o maior problema do empreendedor é a instabilidade do salário. Por esse motivo, é necessário aproveitar os meses em que a empresa trouxe mais lucro para poupar os meses mais fracos. “Se ganhou muito em um mês e não vai ganhar nada no próximo, guarde o dinheiro. É um exercício que deve ser feito todos os meses”, aconselha Bussab. Dessa forma, você sempre terá um valor reservado para investir na aposentadoria e não terá que se preocupar nos piores meses.
5. Prepare a empresa para sua saída
Essa é a parte mais complicada na aposentadoria de um empreendedor. Você criou o seu negócio, ele se transformou em uma grande empresa e chegou a hora de você se aposentar e deixar o seu cargo para alguém. De acordo com o consultor do Sebrae, a melhor maneira de ter uma saída tranquila é organizando os processos, definindo papéis e delegando responsabilidades. Na hora de escolher o sucessor, buscar alguém dentro da empresa que já conheça o seu funcionamento é o melhor caminho. Outra opção é fazer uma transição lenta, ou seja, o sucessor assume, mas o antigo dono fica como um “consultor”. “A ruptura é muito delicada e ter a pessoa como apoio por alguns meses pode diminuir os impactos”, conclui Mezalira.


Assunto: Destaques






Voltar   Imprimir   Topo   Página Inicial   Fale Conosco
 
ACIAM
Associação Comercial e Industrial de Mauá
Todos os Direitos Reservados - 2017

Central de Atendimento
(11) 4309-0400
Fale Conosco
 
Nossa Localização
Rua Guido Monteggia, nº 151
Centro - Mauá - SP
Mapa de Localização


Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br