Mauá, 28 de maio de 2017

Você está em > Aciam > Notícias > Comitê contra aumento de passagens protesta em Mauá
Comitê contra aumento de passagens protesta em Mauá
Cerca de 100 pessoas se reuniram em frente ao Terminal de Mauá para brigar contra aumento de R$ 0,20

Na terça-feira (07/03), o Comitê Regional Unificado Contra os Aumentos de Passagens no ABC realizou um protesto que começou às 17h em frente ao Terminal Rodoviário, no Centro de Mauá. O objetivo, por meio do slogan Revoga Já, Atila!, é o recuo do preço da tarifa de R$ 4 que entrou em vigor no município no dia 2 de março.
O Prefeito Atila Jacomussi (PSB) revogou o aumento para R$ 4,20 da gestão anterior no início de 2017. Contudo, o aumento foi estipulado em 20 centavos em relação aos R$ 3,80 após dois meses de incertezas em quanto a tarifa seria elevada.
Desde 4 de janeiro estamos procurando nos reunir com a secretaria de mobilidade urbana e com o prefeito, mas até o momento não fomos recebidos, disse um dos representantes do Comitê Andre Sapanos.
No mesmo dia da manifestação, um documento foi protocolado no gabinete do prefeito com 21 apontamentos para aprimorar a transparência da gestão do transporte público em Mauá. Na semana que vem, o Comitê deve pressionar os vereadores para obter as mudanças.
O documento
Segue trechos do documento protocolado pelo Comitê com questionamentos e apontamentos do Comitê
• Será que existe alguma relação entre prefeitos, candidatos e empresários, que se transforma em favores depois de eleitos, explicando a omissão dos chefes do executivo em relação aos problemas supracitados? • Como explicar um reajuste sem sequer tornar público às planilhas de custos que norteiam tal reajuste? • Para que serve um plano de governo apresentado à Justiça Eleitoral, visto que após a vitória em determinado pleito os prefeitos não cumprem com o estabelecido nos planos apresentados?
Nós, membros do Comitê Regional Unificado Contra o Aumento das Passagens do ABCDMRR, apresentamos a seguinte pauta de reivindicações:
1 - Reunião com o prefeito para discutir. 2 - Revogação imediata do decreto Nº 8261/2017; 3 - Abertura imediata das planilhas de custos do sistema de transporte no município; 4 - Criação de uma comissão para analise das planilhas de custos, composta por poder público e membros da sociedade civil; 5 - Imediata revisão da lei de criação do Conselho Municipal de Transporte, revisando e instituindo o Conselho Popular Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, com eleição direta de seus membros. 6 - Realização de audiência pública para debater a situação do transporte e mobilidade urbana na cidade; 7 - Fim da limitação temporal do Passe Estudantil; 8 - Fim da limitação quantitativa do Passe para os idosos; 9 - Fim da limitação quantitativa do Passe as pessoas com mobilidade reduzida ou pessoas com deficiência; 10 - Imediata colocação de placas com os itinerários dos ônibus no terminal municipal e cumprimento dos respectivos horários; 11 - Extensão do horário de integração entre os ônibus do próprio município, fora do terminal central; 12 - Imediata contratação de cobradores para todas as linhas, acabando com a dupla função motorista - cobrador; 13 - Circulação do ônibus expresso, nas linhas onde possui, durante todo o período de circulação do ônibus na cidade; 14 - Real Integração entre ônibus, trem e metrô; 15 - Garantia de manutenção e limpeza do terminal central e demais terminais existentes na cidade; 16 - Volta do café do trabalhador no terminal central; 17 - Passe Livre para todos e todas já; 18 - Fim do uso do espaço publico do terminal para obtenção de finanças, através das empresas de propaganda. 19 - Extensão dos horários dos itinerários para atender até o último usuário dos trens da CPTM. 20 - Tarifa a R$ 1 aos domingos e feriados, conforme apresentado durante campanha eleitoral. 21 - Criação de linhas especiais 24 horas na cidade.