Mauá, 28 de maio de 2017
Boa Noite

Atendimento
11 4309.0400
Fale Conosco   Associe-se

SCPCOnline
.
.
Você está em > Aciam > Notícias > Aplicativo gratuito ajuda a criar modelo de negócio
Aplicativo gratuito ajuda a criar modelo de negócio
Aplicativo gratuito ajuda a criar modelo de negócio
Aplicativo gratuito ajuda a criar modelo de negócio
Ferramenta do Sebrae faz parte do projeto Começar Bem, criado há um ano com foco no apoio ao potencial empresário

Quem quer empreender, mas não tem experiência, passa a contar com uma ferramenta gratuita para montar um modelo de negócios e identificar como se diferenciar e inovar no mercado. O Sebrae lança, nesta quarta-feira (21), o aplicativo Sebrae Canvas 2.0, baseado na metodologia mais utilizada atualmente em planejamento empresarial.
Criada pelo suíço Alexander Osterwalder, a metodologia Canvas ajuda o empreendedor a identificar como pode se diferenciar e inovar no mercado a partir da análise de nove blocos: segmentos de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias principais e estrutura de custos.
O aplicativo integra o conjunto de soluções oferecidas pelo Começar Bem, primeiro projeto criado pelo Sebrae com foco no potencial empresário. A ferramenta pode ser usada em desktop ou tablet (iOS e Android). Basta criar uma conta na página www.sebraecanvas.com, onde é possível fazer o download do aplicativo nessas opções de sistema operacional.

“Em tempos de crise, é mais importante do que nunca planejar e se capacitar antes de abrir uma empresa”, alerta o gestor do Começar Bem, Stefano Portuguez. Lançado pelo Sebrae há um ano, o projeto já atendeu mais de sete mil potenciais empresários com palestras, cursos e oficinas sobre temas como formalização, plano de negócios e análise de mercado.
O aplicativo original Sebrae Canvas foi criado pelo Sebrae no Paraná em 2014. A experiência gerou boa repercussão entre os usuários e motivou a nacionalização do aplicativo dentro do portfólio do Começar Bem. A versão nacional do aplicativo recebeu melhorias para facilitar o uso e o acesso dos usuários.
“A maior novidade é a armazenagem dos dados em nuvem. O que o usuário cria na página do Sebrae Canvas também pode ser acessado em tablet. Antes, os projetos só podiam ser salvos e acessados em um equipamento”, afirma Stefano. Outra vantagem é a possibilidade de interação entre os usuários, que podem fazer busca por palavras-chave, avaliar e compartilhar outros modelos Canvas.
Foco
Interessada em abrir uma empresa, a secretária executiva Paula Line Olaf, de 31 anos, procurou o Sebrae para se preparar antes de investir no caminho. Muitas ideias surgiram para montar um negócio, mas ela não sabia exatamente o que oferecer. Até que começou a fazer cursos da instituição e conheceu a metodologia Canvas.
“Ideias a gente tem muitas, mas é preciso dar um tratamento melhor para elas serem colocadas em prática. Foi nisso que o Canvas me ajudou – aprendi a ter foco”. Ela usou a ferramenta do Sebrae quando ainda estava em teste. “A facilidade de usar o aplicativo me fez visualizar pela primeira vez a ideia da minha empresa. A partir deste momento eu ‘vendi a ideia para mim mesma’ e descobri o público-alvo que eu devia priorizar”, afirma.
Em agosto, ela se formalizou como microempreendedora individual e criou a empresa Secretariando, com a proposta de terceirizar serviços de secretariado. A crise não a fez recuar da ideia de criar o próprio negócio. “Existem oportunidades, mesmo na crise. Acredito que pode dar certo porque é um segmento de atuação que reduz custos para outras empresas”, avalia.


Assunto: Destaques






Voltar   Imprimir   Topo   Página Inicial   Fale Conosco
 
ACIAM
Associação Comercial e Industrial de Mauá
Todos os Direitos Reservados - 2017

Central de Atendimento
(11) 4309-0400
Fale Conosco
 
Nossa Localização
Rua Guido Monteggia, nº 151
Centro - Mauá - SP
Mapa de Localização


Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br