Mauá, 23 de junho de 2017
Boa Noite

Atendimento
11 4309.0400
Fale Conosco   Associe-se

SCPCOnline
.
.
Você está em > Aciam > Notícias > Maioria acredita que funcionários usam redes sociais durante expediente
Maioria acredita que funcionários usam redes sociais durante expediente
Maioria acredita que funcionários usam redes sociais durante expediente
Maioria acredita que funcionários usam redes sociais durante expediente

Uma pesquisa sobre o perfil de uso de internet realizada pela Neotriad – especialista em sistemas de produtividade e gestão de equipes – e a OSTEC – especialista em segurança virtual – mostrou que 94% dos gestores acreditam que seus colaboradores utilizam a rede corporativa para navegar em sites não relacionados ao trabalho. Desses, 77% indicam as redes sociais como sites mais acessados.
O levantamento ouviu, em todo o Brasil, diretores, analistas, gerentes, técnicos, supervisores, auxiliares e estagiários. O objetivo da análise é conhecer as opiniões dos gestores e funcionários sobre o uso da internet no ambiente de trabalho e, diante dos problemas apontados, propor ações capazes de garantir o aumento da produtividade e eficiência no dia a dia.
As respostas dos colaboradores, no entanto, divergem às declarações dos gestores: 37% dos funcionários disseram que não têm costume de acessar sites não relacionados ao trabalho durante o expediente; e a maioria dos que admitem fazê-lo (65%) aponta os canais de notícias como os mais visitados. Segundo Cassio Brodbeck, CEO da OSTEC, “isso é comum em ambientes onde os gestores não têm conhecimento do uso da internet, e portanto, não podem direcionar os esforços para o controle adequado”.
Para 54% dos líderes, esse comportamento impacta negativamente na produtividade dos colaboradores. Os que veem a atitude de maneira positiva representam 26%. Para eles, as “fugas” deixam os profissionais mais motivados e, consequentemente, os fazem produzir mais.
De acordo com Christian Barbosa, CEO da Neotriad e especialista em administração de tempo e produtividade, o hábito pode até melhorar o desempenho do funcionário, mas requer cuidados. “É importante que, esporadicamente, façamos algumas pausas nas atividades. Isso ajuda a espairecer as ideias para retomar as tarefas com mais disposição”, explica. “Mas as redes sociais não podem consumir horas do expediente, pois o excesso prejudica a execução, atrasa as atividades, aumenta a correria e a sensação de atraso”, afirma o especialista.
A pesquisa também levantou a opinião dos funcionários sobre a qualidade da internet disponibilizada nas empresas. O resultado foi positivo: 48% dos entrevistados avaliou como “boa” e 24% como “excelente”, enquanto 23% consideraram a conexão “regular” e 5% “péssima”.
A análise ainda questionou os gestores a respeito das ações que mais afetam o desempenho das pessoas nas corporações. Foram citados: falta de planejamento (32%), falta de prioridades claras (19%), ausência de um modelo/sistema de produtividade para a equipe (13%), despreparo dos funcionários (9%), perda de tempo com atividades desnecessárias (9%), gestão ineficiente da equipe e/ou projetos (8%), liderança ineficiente (3,5%), gestão centralizadora (3,5%) e excesso de reuniões (3%).
Os modelos de gerenciamento das atividades das equipes também foram avaliados; e, nesse quesito, levantou-se um dado crítico: 30% das empresas não têm um modelo de gestão definido e, em outros 30%, cada funcionário define suas próprias atividades dentro da sua função.
Para Christian Barbosa, adotar uma metodologia de gestão de tempo é fundamental, e o líder deve buscar recursos. “Algumas ferramentas ajudam a delegar tarefas de forma mais eficiente e viabilizam a organização do trabalho, o que permite a discussão de prioridades reais e possibilita o mapeamento de indicadores”, diz Christian. “Ao visualizar tudo o que está acontecendo ao longo de um período, o gestor consegue ter mais liderança em suas mãos e, consequentemente, a performance da equipe melhora, pois os profissionais aprendem a gerenciar melhor suas atividades”, explica o especialista.


Assunto: Destaques






Voltar   Imprimir   Topo   Página Inicial   Fale Conosco
 
ACIAM
Associação Comercial e Industrial de Mauá
Todos os Direitos Reservados - 2017

Central de Atendimento
(11) 4309-0400
Fale Conosco
 
Nossa Localização
Rua Guido Monteggia, nº 151
Centro - Mauá - SP
Mapa de Localização


Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br