Mauá, 30 de maio de 2017

Você está em > Aciam > Notícias > Vereadores de Mauá são contra reforma da Previdência
Vereadores de Mauá são contra reforma da Previdência
Para parlamentares , alteração nas regras para aposentadoria prejudica trabalhadores

Os 23 vereadores de Mauá são contra a Reforma da Previdência da forma como as regras foram colocadas pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB). Para os parlamentares, as mudanças nas normas para a aposentaria prejudicam os trabalhadores.
A Câmara chegou a realizar na última semana uma audiência pública para debater o assunto. Com o tema “Reaja ou sua aposentadoria acaba”, os moradores e representantes de entidades presentes no evento também se manifestaram contra as propostas apresentadas.
“Um presidente golpista e um Congresso praticamente todo envolvido com corrupção não tem legitimidade para fazer as reformas da Previdência e trabalhista. Teria de dialogar com as associações, sindicatos, trabalhadores rurais, mulheres para debater a reforma. O governo deveria cobrar os grandes devedores, pois quem está pagando a conta é o trabalhador”, disse Marcelo Oliveira (PT), organizador da audiência que debateu o projeto em Mauá.
O vereador Cincinato Freire (PDT) e seu companheiro de bancada , Fernando Rubinelli, argumentaram que as mudanças tiram direito dos trabalhadores. “Nosso partido já fechou questão em nível nacional contra a reforma da Previdência, pois vai contra o estatuto do PDT ”, afirmou Cincinato. Pela resolução do partido, os deputados federais que votarem a favor da proposta de Temer serão expulsos da sigla.
O vereador Vladimilson Garcia, o Bodinho (PRP) também é contra. Não podemos aceitar que regras que prejudiquem a população. Sou radicalmente contra a reforma como ela foi colocada”, garantiu .
Regras
Nesta terça-feira (19/04), será lida no Congresso mudanças ao projeto original feitas pelo relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA). As alterações envolvem dez pontos, entre elas a idade mínima para aposentadoria de mulheres, trabalhadores rurais e as regras para a concessão de benefícios de prestação continuada .
No substitutivo, a idade mínima para a aposentadoria das mulheres cairá de 65 anos para 62 anos. A dos homens continuará em 65 anos, conforme havia sido proposto pelo governo. Em ambas as situações, o tempo mínimo de contribuição será de 25 anos.
Transição
Outra mudança é na regra de transição. O projeto original previa que valeria para homens acima de 50 anos e mulheres acima de 45 anos, sendo que essas pessoas pagariam um pedágio de 50% sobre o tempo que falta para a aposentadoria - 35 anos homens e 30 anos mulheres. Com a alteração, não haverá mais idade de corte para entrar na transição. Os trabalhadores pagarão 30% de pedágio sobre o tempo que falta para a aposentadoria.
Para aposentadoria por tempo de contribuição, haverá um limite de idade de 53 anos para mulheres e 55 anos para homens.