Mauá, 30 de maio de 2017

Você está em > Aciam > Notícias > Cenário político ainda é tema mais preocupante para empresariado, aponta pesquisa

A 121ª edição da Pesquisa Clima Empresarial LIDE-FGV, realizada com CEOs, presidentes e outros líderes corporativos presentes no Almoço-Debate LIDE, realizado na segunda-feira, 17 de abril, na capital paulista, revela que o Cenário Político continua a ser o tema mais preocupante (97%) para o empresariado brasileiro, seguido por Crise Internacional (2%) e Inflação (1%).
Para os líderes empresariais, o mesmo Cenário Político é o fator que mais impede o crescimento das empresas (56%) – a seguir, vêm Carga Tributária (27%), Nível de Procura (14%) e Taxa de Juros (4%). Questionados sobre qual área que o Brasil mais precisa melhorar, eles apontaram, justamente, a Política (38%) e também a Educação (36%) como as principais, seguidas por Infraestrutura (13%), Segurança (8%) e Saúde (5%).
Apresentado no final do evento, que contou com exposição de Alexandre de Moraes , ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o levantamento coordenado por Fernando Meirelles, presidente do LIDE Conteúdo e professor titular da Faculdade Getúlio Vargas (FGV-EASP), mostra que nesta edição de abril as administrações públicas obtiveram índice de eficiência gerencial de 4,1 para a esfera federal (em março era 4,9); 5,6 para estadual (no âmbito do Estado de São Paulo; ante 6,7 em março) e 8,1 para a municipal (relativa à capital paulista; em março era 8,4). Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice é uma nota de 0 a 10, resultante de três componentes com o mesmo peso: governo, negócios e empregos.
A pesquisa também apresenta estabilidade do índice de clima empresarial: 5,2 (ante 5,3 em março e superior à média de 4,9 obtida ao longo dos Almoços-Debates realizados em 2016). O mesmo se dá quanto à situação atual dos negócios: para 18% dos empresários, houve ligeira piora (em março o índice era 19%); para 45%, vai ficar igual (frente a 46% do mês anterior); e 36% disseram que haverá melhoras, semelhante a edição do mês anterior.