Mauá, 30 de maio de 2017
Bom Dia

Atendimento
11 4309.0400
Fale Conosco   Associe-se

SCPCOnline
.
.
Você está em > Aciam > Notícias > Após reforma, Gruta Sta.Luzia abre até 18h
Após reforma, Gruta Sta.Luzia abre até 18h
Após reforma, Gruta Sta.Luzia abre até 18h
Após reforma, Gruta Sta.Luzia abre até 18h

Pouco mais de um ano e meio depois de passar por revitalização, o Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, localizado entre o Jardim Itapeva e o Jardim Adelina, em Mauá, será novamente alvo de reforma ainda neste mês. O espaço público, criado em 1975, receberá melhorias no valor de R$ 216,7 mil e a expectativa é a de que, no prazo de até 90 dias, o horário de funcionamento seja estendido em uma hora – passará a ser entre 7h e 18h.
A nova fase de obras prevê desde a reforma do auditório, da área administrativa e da base da GCM (Guarda Civil Municipal) do espaço, além de revitalização do portal, da academia ao ar livre e da quadra esportiva. Outro ponto a ser melhorado é a gruta onde está localizada a imagem da santa que dá nome ao parque, destaca o prefeito Atila Jacomussi (PSB).
“É uma meta de campanha e uma necessidade, já que esse é um dos poucos lugares da cidade em que as pessoas se identificam, e que estava abandonado. Tudo o que foi feito até agora foi a limpeza do local”, observa o prefeito.
A extensão do horário de funcionamento do parque é promessa antiga aguardada pela população. Em 2015, época da assinatura de termo de compromisso entre a Secretaria de Meio Ambiente municipal e a empresa CFII Logística Ltda como forma de compensação ambiental, o compromisso do então prefeito Donisete Braga (PT) era o de que os portões do equipamento público ficassem abertos até as 20h.
“Infelizmente, devido à falta de segurança e ao número alto de assaltos no local, o parque deixou de ser frequentado (recebe em média 7.000 visitantes por mês). Nosso objetivo é, depois da reforma, levar a 3ª Companhia do 30º Batalhão da Polícia Militar (atualmente localizada na Rua Alonso de Vasconcelos Pacheco, na Vila Augusto) para o parque e, com isso, resolver o problema de Segurança. Inicialmente, vamos manter o funcionamento até as 18h e vamos avaliar estender para as 21h”, diz Atila.
Outra meta do chefe do Executivo é conseguir efetivar convênio com a iniciativa privada para a manutenção do Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, o que demanda cerca de R$ 35 mil mensais aos cofres públicos.
Conforme resultado de certame publicado no Diário Oficial do Estado, as melhorias serão executadas pela empresa Parc Projetos e Construções Eireli Me. O valor, explica o prefeito, é fruto de emenda parlamentar de Bruno Covas (PSDB), ex-deputado federal e hoje vice-prefeito da Capital.
O paisagismo do parque, localizado na Avenida Barão de Mauá, 5.600, foi projetado por Burle Marx. O local abriga diversas nascentes, inclusive a do Rio Tamanduateí, e, por isso, está em Apa (Área de Proteção Ambiental), protegida por legislação federal. Por estar cercado pela Mata Atlântica, o equipamento público também se enquadra em Aeia (Área Especial de Interesse Ambiental), onde também está localizado o viveiro municipal.


Assunto: Últimas Notícias






Voltar   Imprimir   Topo   Página Inicial   Fale Conosco
 
ACIAM
Associação Comercial e Industrial de Mauá
Todos os Direitos Reservados - 2017

Central de Atendimento
(11) 4309-0400
Fale Conosco
 
Nossa Localização
Rua Guido Monteggia, nº 151
Centro - Mauá - SP
Mapa de Localização


Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br