Mauá, 30 de maio de 2017

Você está em > Aciam > Notícias > Após reforma, Gruta Sta.Luzia abre até 18h
Após reforma, Gruta Sta.Luzia abre até 18h

Pouco mais de um ano e meio depois de passar por revitalização, o Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, localizado entre o Jardim Itapeva e o Jardim Adelina, em Mauá, será novamente alvo de reforma ainda neste mês. O espaço público, criado em 1975, receberá melhorias no valor de R$ 216,7 mil e a expectativa é a de que, no prazo de até 90 dias, o horário de funcionamento seja estendido em uma hora – passará a ser entre 7h e 18h.
A nova fase de obras prevê desde a reforma do auditório, da área administrativa e da base da GCM (Guarda Civil Municipal) do espaço, além de revitalização do portal, da academia ao ar livre e da quadra esportiva. Outro ponto a ser melhorado é a gruta onde está localizada a imagem da santa que dá nome ao parque, destaca o prefeito Atila Jacomussi (PSB).
“É uma meta de campanha e uma necessidade, já que esse é um dos poucos lugares da cidade em que as pessoas se identificam, e que estava abandonado. Tudo o que foi feito até agora foi a limpeza do local”, observa o prefeito.
A extensão do horário de funcionamento do parque é promessa antiga aguardada pela população. Em 2015, época da assinatura de termo de compromisso entre a Secretaria de Meio Ambiente municipal e a empresa CFII Logística Ltda como forma de compensação ambiental, o compromisso do então prefeito Donisete Braga (PT) era o de que os portões do equipamento público ficassem abertos até as 20h.
“Infelizmente, devido à falta de segurança e ao número alto de assaltos no local, o parque deixou de ser frequentado (recebe em média 7.000 visitantes por mês). Nosso objetivo é, depois da reforma, levar a 3ª Companhia do 30º Batalhão da Polícia Militar (atualmente localizada na Rua Alonso de Vasconcelos Pacheco, na Vila Augusto) para o parque e, com isso, resolver o problema de Segurança. Inicialmente, vamos manter o funcionamento até as 18h e vamos avaliar estender para as 21h”, diz Atila.
Outra meta do chefe do Executivo é conseguir efetivar convênio com a iniciativa privada para a manutenção do Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, o que demanda cerca de R$ 35 mil mensais aos cofres públicos.
Conforme resultado de certame publicado no Diário Oficial do Estado, as melhorias serão executadas pela empresa Parc Projetos e Construções Eireli Me. O valor, explica o prefeito, é fruto de emenda parlamentar de Bruno Covas (PSDB), ex-deputado federal e hoje vice-prefeito da Capital.
O paisagismo do parque, localizado na Avenida Barão de Mauá, 5.600, foi projetado por Burle Marx. O local abriga diversas nascentes, inclusive a do Rio Tamanduateí, e, por isso, está em Apa (Área de Proteção Ambiental), protegida por legislação federal. Por estar cercado pela Mata Atlântica, o equipamento público também se enquadra em Aeia (Área Especial de Interesse Ambiental), onde também está localizado o viveiro municipal.