Mauá, 11 de dezembro de 2018
Boa Tarde

Você está em > Aciam > Notícias > Movimento do Comércio avança 0,3% em outubro, diz Boa Vista SCPC
Movimento do Comércio avança 0,3% em outubro, diz Boa Vista SCPC

Na comparação acumulada 12 meses, o indicador apresentou alta de 3,1%

22 de novembro de 2018 – O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,3% em outubro na avaliação mensal dessazonalizada, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC. No acumulado em 12 meses, o indicador avançou 3,1% (novembro de 2017 até outubro de 2018 frente ao mesmo período do ano anterior). Já na avaliação contra outubro do ano anterior o varejo cresceu 0,3%.

O desempenho recente do indicador mostra um ritmo tímido de recuperação do varejo. Fatores como alto nível de desocupação e lenta melhora da atividade têm contribuído para diminuição do consumo em um momento de aumento da incerteza e queda da confiança. Com poucos sinais de melhora no cenário econômico, espera-se que o varejo siga em marcha lenta até o fim do ano.

Setores
Na análise mensal, dentre os principais setores, o de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou alta de 0,8% em outubro, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi de 3,8%.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 1,0% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve queda de 0,3%.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou queda de 0,4% na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada subiu 3,4%.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” subiu 0,3% em outubro considerando dados dessazonalizados, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses avançou 1,0%.
Abaixo a tabela contempla os valores mencionados.

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista SCPC, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em:

SOBRE A BOA VISTA SCPC

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

www.boavistascpc.com.br

Relações com a Imprensa