Mauá, 22 de maio de 2019

Você está em > Aciam > Notícias > Boa Vista: recuperação de crédito aumenta 0,1% em novembro
Boa Vista: recuperação de crédito aumenta 0,1% em novembro

No acumulado em 12 meses houve alta de 0,8%

11 de dezembro de 2018 – O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou aumento de 0,1% em novembro contra o mês anterior, de acordo com dados dessazonalizados. No acumulado em 12 meses, o indicador apontou alta de 0,8% (dezembro de 2017 até novembro de 2018 frente aos 12 meses antecedentes). Em relação ao mesmo mês de 2017 houve queda de 3,1%.

Em termos regionais, na comparação acumulada em 12 meses, observou-se alta na região Sul (9,6%) e Sudeste (0,7%). Em sentido oposto, a região Norte foi o destaque negativo (-4,2%), seguido do Nordeste (-3,8%) e Centro-Oeste (-0,9%).

Apesar da fragilidade do mercado de trabalho e desempenho tímido da atividade econômica, o indicador segue uma retomada gradual, como indica a variação acumulada em 12 meses, que segue no campo positivo desde agosto. Espera-se que com a diminuição da desocupação e melhora na renda, as famílias encontrem situação financeira mais favorável, que permitirá uma evolução mais consistente na recuperação de crédito.

Metodologia

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em:
ttp://www.boavistaservicos.com.br/economia/recuperacao-de-credito/

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

www.boavistascpc.com.br