Mauá, 23 de março de 2019

Você está em > Aciam > Notícias > Maioria dos consumidores deve usar 13º salário para quitar dívidas, apura pesquisa da Boa Vista

Gastos com alimentação foram o que mais pesaram para o consumidor em 2018, seguidos de gastos com combustíveis e energia elétrica

20 de dezembro de 2018 – 79% dos consumidores entrevistados pela Boa Vista em sua Pesquisa Hábitos de Consumo de Natal e Fim de Ano, feita com pouco mais de 1.300 entrevistados em todo o Brasil, disseram que receberão o 13º salário este ano. Destes, 45% informaram que usarão esta renda extra para quitar dívidas (eram 37% em 2017). 21% alegaram que conseguirão poupar o 13º. E 19% que guardarão para pagar as contas de início de ano, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar.

Ainda dos que receberão o 13º salário, 6% disseram que usarão a renda a mais para viajar. 3% para comprar produtos da ceia de Natal. Outros 6% dividirão o uso do 13º salário para comprar móveis e eletrodomésticos, roupas e acessórios ou presentes. 1% informou que irá comprar eletroeletrônicos.

Dos que irão poupar, 26% pretendem guardar pouco mais de metade ou todo o dinheiro. No ano passado eram 32% os que afirmaram que guardariam todo ou metade da renda extra. Os que devem guardar entre 30% e 50% do 13º são 18% (eram 14% em 2017). E 19% devem poupar até 30% (contra 21% no ano passado). Por outro lado, a pesquisa identificou que 37% dos consumidores que receberão o 13º salário não conseguirão poupar (contra 33% em 2017).

Gastos com alimentação (supermercado e alimentação fora de casa) foram o que mais pesaram para o consumidor em 2018, com 27% das menções. Em 2º lugar foram os gastos com combustíveis, com 23% das menções (eram 17% em 2017) e em 3º os gastos com energia elétrica. A tabela contém a relação completa dos itens que mais pesaram no bolso dos brasileiros.

Fonte: Boa Vista

Para economizar, 33% dos consumidores tentaram reduzir os gastos com lazer ao longo do ano de 2018, constatou a pesquisa da Boa Vista. 27% mudaram os hábitos com alimentação. 10% reduziram o consumo de energia elétrica. Outros 10% com TV paga, telefone fixo, celular e Internet. 8% com combustível e 3% com moradia (aluguel e condomínio).

32% alegaram que não irão comprar presentes neste Natal e Fim de Ano porque estão endividados. O desemprego é o segundo motivo, com 21% das menções. 16% porque não comemoram a data e 13% porque priorizarão outras despesas (casa, escola, médico, etc).

Cenário atual X cenário futuro

Assim como na pesquisa anterior, a maioria (79%) ainda avalia a economia brasileira como pior hoje, na comparação ao mesmo período do ano passado. Dos que consideram a situação econômica melhor são 12% dos entrevistados.

Para 58% dos consumidores o poder de compra e a renda familiar diminuíram em 2018 na comparação ao ano anterior. Se forem considerados mais aqueles que informaram que a situação está igual, este percentual passa para 79%.

92% dos consumidores esperam que a vida financeira esteja melhor no fim de 2019. Em 2017, eram 88% que tinham essa expectativa com relação a 2018.

Metodologia

Pouco mais de 1.300 consumidores participaram da pesquisa Hábitos de Consumo de Natal e Fim de Ano 2018, da Boa Vista, realizada entre os dias 18 de outubro a 11 de novembro. A leitura dos resultados deve considerar 3% de margem de erro e grau de confiança de 95%.

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

www.boavistascpc.com.br