Mauá, 23 de março de 2019
Bom Dia

Atendimento
11 4309.0400
Fale Conosco   Associe-se

SCPCOnline
.
.
Você está em > Aciam > Notícias > Maioria dos consumidores deve usar 13º salário para quitar dívidas, apura pesquisa da Boa Vista
Maioria dos consumidores deve usar 13º salário para quitar dívidas, apura pesquisa da Boa Vista
Maioria dos consumidores deve usar 13º salário para quitar dívidas, apura pesquisa da Boa Vista
Maioria dos consumidores deve usar 13º salário para quitar dívidas, apura pesquisa da Boa Vista

Gastos com alimentação foram o que mais pesaram para o consumidor em 2018, seguidos de gastos com combustíveis e energia elétrica

20 de dezembro de 2018 – 79% dos consumidores entrevistados pela Boa Vista em sua Pesquisa Hábitos de Consumo de Natal e Fim de Ano, feita com pouco mais de 1.300 entrevistados em todo o Brasil, disseram que receberão o 13º salário este ano. Destes, 45% informaram que usarão esta renda extra para quitar dívidas (eram 37% em 2017). 21% alegaram que conseguirão poupar o 13º. E 19% que guardarão para pagar as contas de início de ano, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar.

Ainda dos que receberão o 13º salário, 6% disseram que usarão a renda a mais para viajar. 3% para comprar produtos da ceia de Natal. Outros 6% dividirão o uso do 13º salário para comprar móveis e eletrodomésticos, roupas e acessórios ou presentes. 1% informou que irá comprar eletroeletrônicos.

Dos que irão poupar, 26% pretendem guardar pouco mais de metade ou todo o dinheiro. No ano passado eram 32% os que afirmaram que guardariam todo ou metade da renda extra. Os que devem guardar entre 30% e 50% do 13º são 18% (eram 14% em 2017). E 19% devem poupar até 30% (contra 21% no ano passado). Por outro lado, a pesquisa identificou que 37% dos consumidores que receberão o 13º salário não conseguirão poupar (contra 33% em 2017).

Gastos com alimentação (supermercado e alimentação fora de casa) foram o que mais pesaram para o consumidor em 2018, com 27% das menções. Em 2º lugar foram os gastos com combustíveis, com 23% das menções (eram 17% em 2017) e em 3º os gastos com energia elétrica. A tabela contém a relação completa dos itens que mais pesaram no bolso dos brasileiros.




Fonte: Boa Vista

Para economizar, 33% dos consumidores tentaram reduzir os gastos com lazer ao longo do ano de 2018, constatou a pesquisa da Boa Vista. 27% mudaram os hábitos com alimentação. 10% reduziram o consumo de energia elétrica. Outros 10% com TV paga, telefone fixo, celular e Internet. 8% com combustível e 3% com moradia (aluguel e condomínio).

32% alegaram que não irão comprar presentes neste Natal e Fim de Ano porque estão endividados. O desemprego é o segundo motivo, com 21% das menções. 16% porque não comemoram a data e 13% porque priorizarão outras despesas (casa, escola, médico, etc).

Cenário atual X cenário futuro

Assim como na pesquisa anterior, a maioria (79%) ainda avalia a economia brasileira como pior hoje, na comparação ao mesmo período do ano passado. Dos que consideram a situação econômica melhor são 12% dos entrevistados.

Para 58% dos consumidores o poder de compra e a renda familiar diminuíram em 2018 na comparação ao ano anterior. Se forem considerados mais aqueles que informaram que a situação está igual, este percentual passa para 79%.

92% dos consumidores esperam que a vida financeira esteja melhor no fim de 2019. Em 2017, eram 88% que tinham essa expectativa com relação a 2018.

Metodologia

Pouco mais de 1.300 consumidores participaram da pesquisa Hábitos de Consumo de Natal e Fim de Ano 2018, da Boa Vista, realizada entre os dias 18 de outubro a 11 de novembro. A leitura dos resultados deve considerar 3% de margem de erro e grau de confiança de 95%.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

www.boavistascpc.com.br


Assunto: Destaques






Voltar   Imprimir   Topo   Página Inicial   Fale Conosco
 
ACIAM
Associação Comercial e Industrial de Mauá
Todos os Direitos Reservados - 2019

Central de Atendimento
(11) 4309-0400
Fale Conosco
 
Nossa Localização
Rua Guido Monteggia, nº 151
Centro - Mauá - SP
Mapa de Localização


Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br