Mauá, 23 de março de 2019

Você está em > Aciam > Notícias > 2019 chegou e com ele as despesas de início de ano: IPTU, IPVA, material escolar e rematrícula.
Para começar o ano numa Boa e manter as contas em dia, pra isso a Boa Vista parceira da ACIAM – Associação Comercial Industrial de Mauá preparou algumas dicas para você começar o ano com as finanças em ordem.

1. Organize sua vida financeira

O primeiro passo para colocar a vida em ordem é colocar no “papel” todas as despesas fixas ou não e também todos os rendimentos disponíveis. Você pode usar o nosso modelo de planilha https://www.consumidorpositivo.com.br/wp-content/uploads/2018/05/Planilha-Or%C3%A7amento-Domestico.xlsx para ajudar nessa tarefa. Feito isso, você saberá o que é possível pagar à vista ou parcelado e estabelece as prioridades.

2. 13º - Se sobrou agora é a hora de usar

Se você seguiu nossas dicas de fim de ano e conseguiu guardar uma parte do 13º, poderá usar essa grana extra agora, para conseguir melhores condições na hora de arcar com as despesas.

3. Material escolar e rematrícula

Algumas escolas disponibilizam a lista de material escolar e livros paradidáticos em dezembro ou início de janeiro. Planeje-se, veja o que é possível reaproveitar e pesquise preços antes de ir às compras. No caso da rematrícula, se não for possível o pagamento à vista, veja a possibilidade de diluir o valor nas próximas mensalidades. Ah! Em caso de irmãos na mesma escola, negocie um desconto.

4. Cartão de crédito

A fatura chegou! E nela ainda tem o resultado das compras de Natal. Se não for possível pagar o total, evite fazer o pagamento apenas do mínimo. Entre em contato com a administradora do cartão e veja as condições para parcelamento. E durante o período que estiver comprometido com este pagamento, evite usar o cartão de crédito.

5. Férias

Muita gente aproveita o período das festas para curtir férias merecidas, se esse foi o seu caso durante o mês de janeiro, o salário depois deve vir um pouco menor, já que os dias de férias foram pagos antecipadamente. Por isso, se você não separou um pouco do dinheiro recebido antes, agora é hora de apertar o cinto e organizar as contas.