Mauá, 19 de novembro de 2019

Você está em > Aciam > Notícias > Número de novas empresas sobe 17,2% no 1º trimestre de 2019, segundo Boa Vista
Número de novas empresas sobe 17,2% no 1º trimestre de 2019, segundo Boa Vista

As MEIs representaram 80,8% dos casos de novas empresas no trimestre

30 de abril de 2019 – O número de novas empresas cresceu 17,2% no 1º trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista, com abrangência nacional. Comparando com o 4° trimestre de 2018, o avanço foi ainda maior, de 24,9%. No acumulado em quatro trimestres o indicador avançou 16,7%.

Forma jurídica
Na classificação por forma jurídica, a variação interanual mostrou crescimento nas aberturas para MEIs (23,4%) e queda nos demais tipos de empresas (-2,5%).

Já em termos de composição, as MEIs representaram 80,8% dos casos no trimestre. No ano anterior a participação dessas empresas era um pouco menor, de 76,9%.

Setores
Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento mostrou que o setor de Serviços atingiu 61,6% de representatividade no trimestre, estando maior que os 57,6% observados no mesmo período 2018.

O Comércio teve queda na participação, chegando a 29,7%. Já a indústria avançou para 8,0% (+1,0 p.p.).

Regiões
Ainda na comparação com o 1º trimestre de 2018, todas as regiões registraram aumento das aberturas em 2018. As Regiões Nordeste (18,5%) e Sudeste (18,2%) foram as que registraram maior crescimento, como pode ser visto no gráfico 4.

Metodologia
O levantamento foi realizado pela Boa Vista a partir das novas empresas registradas na Receita Federal, considerando todo o território nacional.

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

www.boavistascpc.com.br