Mauá, 19 de junho de 2019

Você está em > Aciam > Notícias > Boa Vista: Demanda por Crédito do Consumidor cresce 1,5% em abril
Boa Vista: Demanda por Crédito do Consumidor cresce 1,5% em abril

Ritmo de crescimento em 12 meses vem se mantendo constante desde 2018

28 de maio de 2019 – A Demanda por Crédito do Consumidor avançou 1,5% em abril na comparação com março, já descontados os efeitos sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Na comparação com abril de 2018, o indicador evoluiu 10,4%. No acumulado em 12 meses, a alta é de 3,7%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, o Financeiro apresentou aumento de 3,6% no mês. O segmento Não Financeiro, por sua vez, variou apenas 0,1% na mesma base de comparação.

A trajetória do indicador acumulado em doze meses mostra que a demanda por crédito não tem apresentado sinais de aceleração no seu ritmo de recuperação, refletindo o fraco crescimento da economia e mercado de trabalho fragilizado por elevadas taxas de desocupação e subutilização da mão de obra.

A rápida queda da confiança dos consumidores em 2019 pode se refletir em um comportamento mais cauteloso dos consumidores e afeta, com isto, a demanda por crédito.

Um crescimento mais robusto do indicador segue condicionado à melhora da renda, das condições de crédito e à diminuição da desocupação.

Segue abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.

Metodologia
O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica deste indicador inicia em 2010 e está disponível em:

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

www.boavistascpc.com.br

Assunto: Cidade