Nós entramos em contato com você!
Preencha o formulário e ligaremos para você em até 1 hora se estivermos em horário comercial.
Preencha o formulário e ligaremos para você em até 1 hora se estivermos em horário comercial.
O presidente da Aciam (Associação Comercial e Industrial de Mauá), José Roberto Zago, diz que o Natal deste ano deve ser bom para o comércio da cidade, com vendas superiores às do ano passado em aproximadamente 20%. Depois de uma Black Friday que, a seu ver, poderia ter sido melhor, Zago espera que as promoções sigam até o fim do ano.
“A Black Friday poderia ter sido melhor, mas tivemos bons números, acredito que com o Natal e a Copa do Mundo, vamos ter boas vendas até porque se vende demais bandeiras do Brasil, enfeites que já estão misturados com os natalinos. Acredito que vamos ter números excelentes neste final de ano, os comerciantes podem comemorar. Estou acompanhando alguns comerciantes contratando e isso quer dizer que temos expectativa boas vendas, talvez ótimas vendas”, avalia Zago. O presidente da Aciam considera a alta de preços pode ser compensada com a volta das contratações e, mesmo com as famílias tendo mais cautela com os gastos, ainda assim, abrirão mais as carteiras. “O Natal, junto com o Dia das Mães são as principais datas para o comércio e temos a ideia de que vamos crescer bem, em relação ao ano passado eu acredito que passe de 20%”, aponta.
Zago acredita que ainda ocorrerão promoções até o final do ano, com aqueles produtos que não foram vendidos na Black Friday e aproveitou para convidar o público para conhecerem o comércio de Mauá. “Quero convidar a todos do ABC e da Grande São Paulo para o nosso comércio que sempre tem preços bons, lojas excelentes. Os preços aqui normalmente são mais baratos. Nós pesquisamos e está compensando mais comprar em Mauá do que ir a lojas populares de São Paulo. Isso deve movimentar bem a economia, porque Mauá sempre teve preços e lojas excelentes”, disse o dirigente da Aciam, que não tem ainda uma expectativa de tíquete médio para as compras de Natal.
Fatores como o crescimento do comércio nos bairros mais distantes do Centro e também das vendas aos domingos e em horários estendidos, vão ajudar o comércio a faturar mais, na análise de Zago. Ele também diz que a cidade tem uma tendência de incentivar muito os comércios no Centro, que já não comporta mais o trânsito. Neste sentido ele criticou a demora nas obras do novo terminal de ônibus que contará com lojas. O projeto da prefeitura, segundo o empresário, segue a passos de tartaruga para ser entregue em meados de 2024 perto das eleições municipais. “É uma bagunça e sujeira no Centro de Mauá, estou otimista que esse novo comercio vai melhorar bem o comércio, mas as pessoas reclamam que já está saturado e vai saturar ainda mais. É uma obra que vai ser usada como moeda política. Eu acredito que tem condições de levar esses grandes comércios para os bairros, mas a política de Mauá é essa, de fazer obra no Centro. Entra prefeito e sai prefeito e é assim”, conforma-se Zago.
Associados
Apesar dos dois anos e oito meses de pandemia da covid-19, e o fechamento de muitos estabelecimentos comerciais que sucumbiram à crise econômica, a Aciam manteve o número de associados, hoje em torno de 600. Segundo Zago houve perdas durante a pandemia, mas com o trabalho feito junto aos empresários da cidade, essas perdas foram recuperadas. Ele destacou diversas ações, dentre elas cafés empresariais junto com a presidência da Aciam, cafés nas empresas e encontros empresariais que resultaram em parcerias. Novas ações como a implementação de um elevador para garantir a acessibilidade na sede da associação que fica na rua Guido Montegia, 151 e a proposta, em vias de se concretizar, de uma faculdade para o comércio que pode funcionar no modelo EAD (Educação à Distância) são outros avanços da entidade. “Quem sabe, num futuro próximo, teremos uma faculdade do comércio, uma EAD que os nossos comerciantes, empreendedores e seus filhos possam frequentar. Vai ser muito bom para Mauá, os comerciantes e empresários”, conclui.
Fonte: Repórter Diário