Nós entramos em contato com você!
Preencha o formulário e ligaremos para você em até 1 hora se estivermos em horário comercial.
Preencha o formulário e ligaremos para você em até 1 hora se estivermos em horário comercial.
Entrevista com Presidente da ACIAM, José Eduardo Zago.
Jornalista: Zago no cotidiano, nas tarefas diárias e corriqueiras é difícil percebermos o quanto vivemos em mundo globalizado, o quanto temos do exterior aqui no Brasil e que se misturam com o que produzimos internamente. Explica pra gente o que de fato essa guerra influência no Brasil, por favor.
Zago:
– A guerra em qualquer lugar do mundo afeta a todos. O cenário de guerra gera instabilidade globalmente falando, nenhum país por mais forte que seja vive exclusivamente de sua própria economia, sem transações externas. Então a cada dia que a guerra se estende maiores poderão ser os reflexos.
Jornalista: E a respeito do Comércio que tipos de impactos podemos considerar?
Zago:
– Com as sanções econômicas e comerciais que estão sendo impostas a Russia, a exportação de combustíveis já sofreu cortes consideráveis. Uma vez que a Rússia, terceiro maior produtor de petróleo, encontra barreiras para comercializar e automaticamente resulta em instabilidade através da possível falta do combustível e aumentos recordes no preço do barril. Esses aumentos geram um efeito dominó atingindo outros setores econômicos.
Jornalista: Quais são os principais produtos que sofrem aumento caso o mercado continue com essa pressão a respeito do combustível?
Zago
– No Brasil o valor do combustível e do gás de cozinha estão sempre condicionados ao valor do barril no mercado internacional.
No que se refere a alimentos, a preocupação que a guerra gera é no abastecimento de grãos, que recebia a maior parte de fertilizantes da Rússia. Porém o Governo já indica ampliar a parceria com o Canadá para aumentar a parceria neste mesmo ponto, não ficando refém da exportação da Rússia.
Jornalista: Com a Guerra fica claro que o cenário econômico mundial fica fragilizado, o quanto isso pode influenciar o desenvolvimento ecônomico brasileiro também?
Zago:
– Vale lembrar que o mundo ainda está se estruturando para superar as perdas econômicas causadas pela Covid-19. Com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o mundo entra em uma nova situação de instabilidade que afeta o preço do petróleo, gera alta do dólar, aumento dos alimentos, refreia o crescimento econômico. E todas essas consequências se estenderão por alguns meses, mesmo após o fim da guerra, afetando o crescimento econômico diminuindo a demanda de empregos, pelo risco que empresas e investidores assumiriam mediante as incertezas globais. Além de que todos os dias a bolsa de valores tem centralizado o resultado de dúvidas e baixas, que causa desemprego afetando todos os setores inclusive nosso comércio.
Por Andréia Antunes