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    Comércio

    Expectativa de faturamento maior em 2022 cresce entre as empresas, diz pesquisa da Boa Vista


    Por: philos atendimento

    15/05/2022 às 13h17

    A maioria das empresas está otimista em relação ao aumento do faturamento em 2022, segundo pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista no primeiro trimestre de 2022. 75% esperam crescimento, enquanto apenas 14% creem em estabilidade e 11%, em queda. Os números representam um aumento entre os empresários otimistas em relação ao faturamento, uma vez que no trimestre anterior eram 68% os que esperavam crescimento. Na comparação com o mesmo trimestre de 2021, o aumento é ainda maior, já que, à época, os otimistas eram 40%. 

    “A pesquisa mostra que há uma expectativa positiva crescente entre os empresários. Principalmente quando comparamos o momento atual com o de exatamente um ano atrás, quando o país passava pelo pior momento da pandemia, e diversas restrições ao comércio estavam em prática em boa parte dos estados”, afirma Flavio Calife, economista da Boa Vista. 

    Mais investimentos 
    A pesquisa aponta ainda que 69% dos empresários consultados pretendem aumentar os investimentos em seus negócios até o fim de 2022. No trimestre anterior, estes eram 61%, e no 1º trimestre de 2021, eram só 37%. 

    Sobre novos investimentos em produtos e serviços, 67% das empresas planejam aumentá-los até o fim de 2022. Já sobre investimentos em tecnologia, são 66% as empresas que planejam aumentar os investimentos nessa área. Por fim, questionados sobre investimentos em capacitação de mão de obra, 65% dos entrevistados pretendem aumentá-los. 

    Junto à necessidade de investir para gerar crescimento, o estudo também apresenta que 55% dos empresários esperam diminuição relevante no nível de endividamento de suas empresas; 30% acreditam que os índices devem se manter os mesmos, e outros 15% apostam no seu aumento.

    Inadimplência e crédito 
    Em relação ao nível de inadimplência das empresas, 41% dos empresários ouvidos neste primeiro trimestre esperam diminuição até o final de 2022. Estes eram 45% no último trimestre de 2021 e 23% no primeiro trimestre de 2021. Neste primeiro trimestre de 2022, outros 39% esperam estabilidade, e 20% creem que os níveis de inadimplência irão aumentar. 

    Por fim, a pesquisa da Boa Vista apontou crescimento na intenção de demanda por crédito. Ao final do 4º trimestre de 2021, o registro foi de 33%, contra 66% neste primeiro trimestre de 2022. Neste universo de 66%, a contratação de crédito terá por objetivo realizar investimentos, com 49% das menções, contra 34% no primeiro trimestre de 2021. 35% demandarão crédito para garantir o capital de giro, contra 26% no primeiro trimestre de 2021; enquanto 16% têm como prioridade o pagamento das dívidas já contratadas, contra 40% no mesmo período do ano passado. 

    Metodologia 
    A pesquisa realizada pela Boa Vista foi baseada em um questionário estruturado, aplicado em cerca de 500 empresas representantes dos principais setores econômicos. O índice de confiança é de 90% e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. 


     

    Sobre a Boa Vista

    A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio. 

    É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo. 

    A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação. 

    Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.

    Fonte: Boa Vista