Nós entramos em contato com você!

Preencha o formulário e ligaremos para você em até 1 hora se estivermos em horário comercial.




    Obrigado! Em breve um dos nossos consultores irá te atender.

    Ooopss! Ocorreu um erro e não foi possível enviar sua mensagem.

    Cidade

    Presentes típicos de Dia dos Namorados têm até 80% de tributos embutidos


    Por: philos atendimento

    03/06/2022 às 07h26

    Levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que o consumidor disposto a presentear no Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, estará sujeito a uma tributação que pode representar 80% do valor do item comprado.

    Um produto típico adquirido na data, o perfume importado, tem 78,99% de tributos embutidos no valor final. Isso significa que se o item é vendido por R$ 400, aproximadamente R$ 316 correspondem a impostos, taxas e contribuições.

    Os artigos produzidos em território nacional também são altamente tributados. A maquiagem nacional, por exemplo, possui carga tributária de 51,41%.

    Os dados têm como base o Impostômetro, painel da ACSP que mede em tempo real os impostos, taxas e contribuições pagos à União, estados e municípios.

    O economista da ACSP Marcel Solimeo lembra que a alta carga tributária não será o único desafio dos consumidores na hora de presentear seus namorados. “Tudo o que compõe o preço final do produto, especialmente neste ano, vai chamar a atenção também pelos efeitos da inflação em alta, que corrói o poder de compra dos consumidores”.

    A lista de produtos que, normalmente, é mais demandada na data revela ainda que bebidas, como champanhe, vinho importado e nacional, são altamente taxados com 59,49%, 69,73% e 54,73%, respectivamente.

    Imagem por Leonardo Rodrigues